Informação do Curso
- Curso: NR11 com Manipulador Telescópico
- Carga Horária: 16 horas
Mais Informações
Capacite-se na operação de manipulador telescópico e amplie suas oportunidades no mercado de trabalho com nosso curso especializado.
Descrição
Conteúdo programático
- Legislação de segurança e saúde no trabalho.
- Normas Regulamentadoras aplicadas a operação de manipulador telescópico NR 11, NR 12, NR 18 e noções de legislação de trânsito.
- Tipos de manipuladores telescópicos.
- Componentes das máquinas e equipamentos; cuidados com pneus, e sistemas da máquina; simbologia das máquinas e equipamentos.
- Componentes de segurança dos manipuladores telescópicos
- Funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção; o que fazer se uma proteção foi danificada por exemplo, contatar o supervisor, e se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada.
- Características do operador de manipulador telescópico.
- Características do operador; competência.
- Planejamento de operação com os manipuladores telescópicos.
- Descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; atividades desenvolvidas com segurança utilizando as empilhadeiras. Conceitos de operação dos manipuladores telescópicos.
- Método de trabalho seguro; permissão de trabalho; sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.
- Riscos ambientais na operação dos manipuladores telescópicos.
- Os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; medidas de controle dos riscos: EPC e EPI. Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos.
- Técnicas de operação.
- Operação segura da máquina e equipamento; identificação do operador; inspeção, regulagem e manutenção com segurança; lista de verificação (Check-list); transporte e movimentação de cargas.
- Sinalização de segurança e procedimentos de emergência.
- Sinais de mão; sinalização de segurança; procedimentos em situação de emergência e noções sobre prestação de primeiros socorros.
- Etapa prática.
- A prática é supervisionada e documentada, podendo ser realizada na própria máquina que será operada ou semelhante. Abordando as medidas de controle dos riscos: EPC e EPI; segurança na manutenção e na verificação do check list; inspeção inicial da máquina e equipamento; operação da máquina; técnicas de operação; segurança na operação; sinalização de segurança; avaliação de operação prática.